Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
Revisão Final da ISO 9004:2009 20/10/09
A nova versão fornece orientação para a implementação de um sistema de gestão da qualidade capaz de apoiar o desenvolvimento sustentado de qualquer organização inserida em um ambiente complexo e exigente, e em constante mudança.

A base disto tudo está na capacidade da organização em satisfazer as necessidades e expectativas dos seus clientes e outras partes interessadas, em longo prazo e de forma equilibrada.

Segundo ela, o desenvolvimento sustentado pode ser atingido através de uma gestão eficaz, obtida a partir da sensibilização da organização para: 
- Atendimento aos riscos de seu ambiente de negócios.
- Aprendizagem através de melhorias e processos de inovação ou ambos.
- A nova norma será uma boa ferramenta de auto-avaliação, "um instrumento importante para a revisão do seu nível de maturidade, abrangendo sua liderança, estratégia, sistema de gestão, recursos e processos".

Esta auto-avaliação permitirá a identificação das ameaças e fraquezas e das oportunidades para melhorias, ou inovações ou ambos.

Esta norma fornece um foco mais amplo no gerenciamento de qualidade do ISO 9001. Ela aborda a necessidades e expectativas de todas as partes interessadas relevantes. Fornece orientação para a melhoria contínua do desempenho geral da organização.

Como nas versões anteriores, ela é aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo e atividade e, ao contrário da ISO 9001:2008, esta norma não se destina a certificação, regulamentar ou uso contratual.

Para obter desenvolvimento sustentado uma organização deve desenvolver um sistema de gestão de qualidade visando garantir:

A utilização eficiente dos recursos, decisões com base em dados quantitativos, foco na satisfação do cliente e nas demais necessidades e expectativas das outras partes interessadas relevantes.

"Como o ambiente em uma organização é incerto e está em constante mudança, para que o desenvolvimento sustentado seja alcançado é necessário que sua direção tenha um planejamento de longo prazo consistente".

Diretrizes para a realização deste planejamento podem ser encontradas nesta nova versão da ISO 9004, sem dúvida um texto rico em conceitos, de fácil entendimento por especialistas e estudiosos, mas de difícil implementação em organizações sem a cultura de gestão.

Por: Paulo Cesar V. Haffner

Fonte: normaegestao.blogspot.com


Mais Notícias