Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
Auditoria Interna terceirizada, chegou a hora! 05/06/12

Com as recentes mudanças na ISO 19011 um dos pontos críticos para atender ao requisito 8.2.2 da ISO 9001 passa a ser a formação dos auditores. Em alguns casos isso pode se tornar um problema…

Para equipes pequenas, onde não existem profissionais com conhecimentos multi-disciplinares sobre os vários processos a auditar, fica difícil atender o item 7.2.3 da nova ISO 19011. Porém, não se pode deixar de alertar que a norma, nesse item, utiliza muito o termo “convém”. – o que nos tira a obrigatoriedade de atender na íntegra todas as diretrizes ali contidas. A norma orienta sobre a capacitação ideal que devem ter os auditores, criando uma espécie de “Dream Team” de auditoria interna, onde nem todos os auditores estão no patamar de excelência, mas a equipe, somadas as competências individuais, está.

 “UFA! Escapei dessa!…” – você pode até pensar assim, mas na verdade a intenção da norma é orientar a formação de uma equipe ótima de auditores internos visando o fortalecimento do seu Sistema de Gestão, portanto se sua empresa quer obter o máximo de desempenho dele, deve seguir as orientações da nova ISO 19011. Uma das formas de obter isso é terceirizando o processo de Auditoria Interna.



Benefícios da Auditoria Interna Terceirizada
 
  • Terceirizar auditorias possibilita a redução dos custos em no mínimo 30% com os treinamentos, requalificação da sua equipe de auditores internos e tempo de seus funcionários; além de eliminar conflitos internos entre auditados e auditores, conseguindo melhorar a qualidade dos resultados.
  • A imparcialidade nos resultados e o não vínculo de convivência profissional entre os colaboradores, práticas estas que podem gerar distorções e favorecimento dos resultados.
  • Permite uma maior independência e melhoria do sistema de gestão, através de recomendações apontadas por um profissional com conhecimento de vários sistemas de gestão (qualidade, ambiental, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social), de diferentes ramos e atividades. Muitas vezes a visão de alguém de fora ajuda na identificação de causas de problemas antigos, facilitando a determinação de ações corretivas e oportunidades de melhoria.
 Fonte: Qualiblog

Mais Notícias