Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
Para que ISO? Vale a pena ter numa MPE? 09/06/11

Muitos empreendedores começam seus negócios de uma forma pequena e, com talento e determinação, consolidam uma empresa. E uma infinidade desses super-homens e super-mulheres esbarra num obstáculo para continuarem a crescer: Em um determinado momento surge a oportunidade de fechar um excelente contrato, mas há um pré-requisito complicado – A empresa precisa ter ISO 9001. – E não tem. Aí a oportunidade se vai; ou começa uma correria para implementar a ISO antes de perder o contrato.

Embora a implementação da norma ISO 9001 possa trazer muitos benefícios para uma MPE, a maioria só investe nisso por pressão do mercado. E seria muito mais fácil fazê-lo sem essa pressão, visando um crescimento futuro.

Antes de mais nada é preciso saber que implementar a ISO 9001 não tem um custo alto. Com o tempo e com um SGQ mais maduro, podem pensar em certificar. Claro, o mercado não quer só um SGQ implementado, mas certificado, eu sei. Só que dessa maneira você investe um pouco agora e um pouco depois, somente quando sentir a necessidade de ter o certificado.

Se implementada seriamente, a ISO 9001 acaba lhe trazendo mais que a economia necessária para investir na certificação, além de disciplinar seus processos e gerar qualidade, que será percebida pelo seu cliente. Também tem a melhoria interna dos processos, com menor desperdício, maior produtividade, maior controle… Fica mais fácil descobrir onde existem problemas e corrigir.

Satisfeitos, seus clientes tendem a comprar mais e podem indicar você como bom fornecedor. E uma maior penetração no mercado é tudo que uma empresa quer para crescer, não é?


Fonte: Qualiblog

Mais Notícias