Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
Pesquisa do IAF mostra o valor da certificação 15/06/12

Para obter uma compreensão mais clara do ‘valor’ da certificação, o IAF (International Accreditation Forum) realizou um levantamento com empresas em 40 diferentes países. A pesquisa teve como objetivo esclarecer os condutores na busca da certificação, os fatores envolvidos na escolha de um organismo de certificação, e a extensão de qualquer benefício derivado do processo de certificação.

Mais de 4.000 respostas foram recebidas de empresas de todos os tamanhos e que operam em uma variada gama de indústrias. Enquanto a maioria dos entrevistados eram responsáveis pela gestão da qualidade dentro de sua organização, mais de um quarto dos respondentes eram diretores, quer financeiros, gerentes de marketing ou outros cargos de gerência sênior. Isso indica que o valor da certificação é reconhecida em todo o espectro de funções de negócios, e não apenas na arena tradicional de gestão da qualidade.

O valor real da certificação

Mais de 80% de todos os entrevistados relataram que a certificação tinha acrescentado valor à sua organização. Como medida mais quantificável, cerca de metade de todos os participantes viram um aumento nas vendas como resultado direto da certificação.

Melhoria interna dos negócios foi informada por quase metade de todos os participantes como o principal fator de busca da certificação, enquanto cerca de um terço disse que era uma exigência de seus clientes. No entanto, os entrevistados afirmaram esmagadoramente que a certificação foi importante para seus clientes. Apesar de apenas 12% citarem como a principal razão para obter a certificação, mais de 80% confirmaram que a certificação ajudou a satisfazer requisitos regulamentares nacionais.

Tomados em conjunto, estes números indicam que a certificação é algo que as organizações estão optando por buscar, principalmente para melhorar as operações internas e para fornecer confiança ao cliente, ao invés de algo que é feito a contragosto apenas para marcar questionários de conformidade. Não são apenas as grandes empresas que estão obtendo estes benefícios, porém. Quase dois terços dos inquiridos trabalham nas PME, das quais metade tem menos de 50 empregados.

Resumo

Os resultados da pesquisa confirmam que as empresas estão gerando benefícios significativos e de valor agregado com a certificação acreditada. Não só ela está sendo usado como uma ferramenta para proporcionar a melhoria do negócio interno e atender à conformidade regulamentar, mas as empresas confirmam que tem um efeito positivo sobre as receitas. Dado que a maioria das empresas que responderam a pesquisa (57%) empregava menos de 249 pessoas, a certificação acreditada claramente beneficia pequenas e médias organizações, bem como grandes multinacionais.

As empresas participantes também relataram altos níveis de satisfação com o processo de certificação em termos de prazo para obter a certificação e a competência das equipes de avaliação. Tendo em conta estes resultados positivos, as empresas percebem a certificação acreditada como capaz de fornecer valor financeiro.

Quase todas as empresas que participaram da pesquisa (91%) selecionou um organismo de certificação acreditado, dada a garantia de que essas organizações têm a competência necessária e imparcialidade evidenciadas pelo cumprimento de normas e requisitos internacionais.


Mais Notícias