Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
Indicadores: Ferramenta de gestão 10/08/11

Diante do cenário atual, elevada concorrência e consumidores mais exigentes, é fundamental que as empresas, independente do porte, busquem técnicas e ferramentas que possibilitem um melhor gerenciamento. Quando falamos em gestão, principalmente nesse período turbulento, um dos problemas principais que vem a mente é como determinar se a empresa esta indo bem, e também quais os aspectos poderiam ser melhorados.

Nesse sentido, os indicadores de desempenho são fundamentais por mensurar com medidas claras o desempenho da empresa de acordo com as necessidades de informação colocadas pela administração. Assim, qualquer empresa, de qualquer porte, estrutura ou segmento pode utilizar diferentes tipos de indicadores para fazer o acompanhamento de suas atividades e assim mensurar os reflexos de suas decisões na gestão empresarial. Os indicadores de desempenho são índices desenvolvidos dentro de cada empresa, de acordo com sua realidade e focando os principais pontos que afetam, não apenas a sua gestão e seu resultado organizacional, mas analisam o desenvolvimento da estratégia.

Existem indicadores para diferentes áreas, de acordo com muitas metodologias: indicadores financeiros, operacionais, de mercado, de tempo, de custos e outros. Hoje em dia, um dos indicadores muito utilizado nas empresas é o Balanced Scorecard, conhecido como BSC, que inicialmente era utilizado como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os requisitos para definição desses indicadores buscam a maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão estratégica empresarial: financeira, clientes, processos interno e aprendizado e crescimento.Estes indicadores dão dimensões e medidas sobre o desempenho da empresa em todas as áreas, como por exemplo:

Indicadores operacionais: demonstram a relação entre quantidade de trabalho a ser realizada em relação ao tempo; 

Indicadores de custos: mensuram os gastos na realização da atividade produtiva;

Indicadores financeiros: que são normalmente utilizados na avaliação de empresas e podem apresentam alguns grupos de trabalho, como por exemplo, estrutura de capital, que buscam demonstrar como a empresa está estruturada, conforme a relação ao capital próprio (patrimônio líquido) e o capital de terceiros (passivo); liquidez e rentabilidade.

Portanto, a partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, através das quatro perspectivas interligadas.Um outro modelo de processo muito conhecido é o PDCA, onde seu ciclo envolve planejar, executar, checar e agir. Esse modelo tem sido parte integral da gestão e hoje, a Norma de Gestão da Qualidade ISO 9000 especifica o uso do modelo PDCA para pensamento orientado por processos de gestão e criação. Gerir uma empresa por indicadores propicia uma gestão mais responsável, com medidas de eficiência e concentração de esforços que permitem direcionar as atividades de todos os colaboradores e gerentes para a execução da estratégia, tomada de decisão mais racional,dando melhores condições para chegar ao resultado desejado.

Fonte: administradores.com.br


Mais Notícias