Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
5S: o amigo da Qualidade e da Segurança 01/10/09

Haroldo Ribeiro

Uma vez perguntado ao saudoso Kaoru Ishikawa, japonês responsável pela disseminação das Ferramentas da Qualidade no Japão a partir de 1948, de como as empresas deveriam implementar um sistema da Qualidade, ele respondeu categoricamente: "Varrendo". Posteriormente, esta simples citação passou a ser ampliada pelas empresas japonesas para os conceitos do 5S.

O SEIRI, Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso. Documentos e Registros da Qualidade atualizados mantidos e utilizados nos ambientes de trabalho; Instrumentos calibrados e aferidos; Equipamentos em boas condições de uso e com um plano de manutenção preventiva atualizado; matéria-prima e sobressalentes em boas condições de uso e Indicadores e gráficos atualizados são apenas alguns exemplos de como o SEIRI contribui para a Qualidade.

O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter locais de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados. A rastreabilidade de matéria-prima, produtos sub-acabados e produtos acabados em qualquer ambiente ou fase do processo é bastante facilitada quando o ambiente tem este "S" praticado por todos.

O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. A limpeza feita com a postura de inspeção gera, não só um ambiente limpo, mas uma postura mais pró-ativa e cria uma maior intimidade entre a pessoa e os meios de produção. Esta postura se estende inconscientemente para os cuidados com máquinas, equipamentos, instrumentos e outros recursos, fundamental para a obtenção da Qualidade.

O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, resulta em pessoas com menor desgaste físico e mental, condição básica para a continuidade da qualidade ao longo do dia de trabalho. Um ambiente mais humanizado, mais ergonômico e mais padronizado tem relação direta com a concentração e motivação das pessoas para o trabalho, gerando uma qualidade de acordo com o especificado.

O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros "S" no dia-a-dia, mas também prega que as Normas da Qualidade e os Procedimentos de Trabalho, sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.

Fica difícil entender como uma empresa certificada pela ISO 9001 tenha um baixo nível de 5S. Se isto ocorre, seguramente a Qualidade está custando caro e a certificação provavelmente é mantida pelo esforço de um número limitado de pessoas, principalmente em vésperas de auditorias. Por isto, para fazer da Qualidade um hábito e, até mesmo, um valor, o 5S deve ser tratado com uma base física e comportamental para um sistema efetivo e verdadeiro da Qualidade de qualquer organização.

Quanto à Segurança, algumas empresas, literaturas e consultorias costumam adicioná-la ao Programa 5S passando a denominá-lo "Programa 6S". Porém, quando nos aprofundamos nos conceitos genuínos do 5S descobrimos que cada um dos "S" já inclui a Segurança das instalações e do trabalho à medida que os praticamos.

O SEIRI, Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso. O SEIRI critica severamente improvisações e problemas de conservação que gerem riscos, além de criticar a utilização inadequada que possa gerar uma condição insegura.

O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter locais de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados, possibilitando um acesso seguro e rápido por todas as pessoas que trabalhem ou circulem no ambiente de trabalho. Um layout eficiente e seguro e a manutenção da ordem, também fazem parte deste Senso. Tudo isto, torna o ambiente de trabalho mais seguro.

O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. Para tal, a eliminação de fontes sujeira e a postura de inspeção durante a limpeza geram um ambiente mais seguro por ter menos ou nenhuma sujeira e por possibilitar a detecção precoce de anormalidades, incluindo condições inseguras.

O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, tem uma relação direta com a Segurança, já que neste Senso são discutidos problemas ergonômicos, de contaminação dos ambientes e de higiene pessoal como utilização adequada de banheiros, vestiários, copas e EPIs.

O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros "S" no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Segurança e os Procedimentos de Trabalho sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.

Para as áreas operacionais, o 5S não é só o amigo da Segurança, ele é seu irmão gêmeo, já que em várias situações a prática de 5S e de Segurança se confundem em uma só. Em resumo: O 5S é a Base para a Segurança Comportamental.


FONTE: Revista Banas Qualidade 

 

 

 

 


Mais Notícias