Facebook Twitter Linkedin
Av. Adalberto Simão Nader, 425/106
Mata da Praia - Vitória/ES
CEP: 29066-370
+55 27 3315.9001 Qualieng banner
Notícias
Projeto e Desenvolvimento 18/10/10

Tratar o P&D com seriedade não é um costume de muitas empresas, em sua grande maioria, colocam a realização em primeiro plano, depois, escrevem os resultados. Mas fica uma pergunta. Como fazer um projeto, desenvolver alguma coisa, sem ter em mãos um plano?

Se baseando pela norma ISO 9001, sabemos que temos alguns requisitos a serem satisfeitos para o P&D. Num primeiro momento, parece complexo, mas à medida que as coisas vão surgindo e sendo executadas, fica claro e evidente, a facilidade de criar um planejamento. As etapas são simples, não requerem estruturas monumentais, apenas o cumprimento de requisitos.

O primeiro passo é planejar (7.3.1), definir o projeto, suas características, os materiais, recursos humanos e financeiros, desempenho ou resultado esperado, regulamentos, normas, etc. Programar os estágios de execução e responsabilidades pelas etapas.

As Entradas de P&D (7.3.2) podem ser considerados os itens anteriores, não se esquecendo de analisá-los criticamente quanto ao que se espera, se é viável ou não.

As Saídas de P&D, entendemos os resultados apresentados das etapas executadas, sempre sendo realizada a análise crítica dos resultados, para comparação com o que foi definido como ideal no início do projeto. Note que nessa parte são atendidos 2 itens da norma, o 7.3.3 e o 7.3.4.

As verificações (7.3.5) que definem se o executado está de acordo com o planejado, pode ser entendido também, como partes de análises críticas ao longo das etapas.

Por fim, a validação do projeto (7.3.6). Caso os resultados ou desempenho atendam aos requisitos definidos no início do projeto, no popular “bate-se o martelo” e o projeto  obteve o  funcionamento/resultado planejado, pondo o serviço ou produto a disposição do mercado. Caso num futuro, o mesmo serviço/produto sofra alguma mudança em sua composição/estrutura, se faz a alteração (7.3.7) com todo o planejamento necessário conforme os itens acima. Nesse caso, não preciso criar outro projeto, pois apenas iremos alterar partes de um já existente, mantem-se o histórico de desenvolvimento, aplicações e outras informações que foram necessárias à composição. Insere-se as novas etapas a partir do ponto de mudança e gira o planejamento.

Agora é colocar em prática! Uma sugestão: utilize o PDCA (Conhecendo o PDCA) que por si já traz a ferramenta 5W2H, simples e eficaz. Para iniciar o processo de Projeto e Desenvolvimento, são excelentes.

TEXTO: Brian Lipczynski Martins

FONTE: Qualidade Brasil


Mais Notícias